quarta-feira, 7 de abril de 2010

A tecnologia e a humanidade

O homem moderno (ou pós-moderno, chamem como quiser) parece ter incorporado um novo componente às suas funções vitais: o fator virtual. De fato, muitas pessoas atualmente elencam o estar online, através de aparelhos que disponibilizam essa conectividade em rede, como o celular ou o computador, um papel tão (ou até mais) importante em suas vidas quanto comer ou dormir. É difícil para nós próprios nos imaginarmos um longo tempo sem esses instrumentos tão fundamentais nas várias relações sociais que empreendemos no cotidiano, às vezes como se eles fossem extensões do nosso corpo.

Tudo isso foi para demonstrar a importância desses inventos na nossa sociedade, sendo que há cerca de 20 anos eles sequer eram correntes nela. Antes deles, surgiram a televisão, o rádio, o telefone, e cada uma dessas tecnologias a sua maneira mudou visões de mundo, comportamentos e quebrou paradigmas. Se formos (bem) mais atrás nessa linha do tempo da evolução tecnológica, encontraremos na pré-história, os primeiros seres humanos inventando a técnica de manuseio do fogo. Com o controle do fogo, os homens puderam usá-lo para se proteger de animais de grande porte, cozinhar alimentos e se aquecer em épocas de inverno. A partir desse ponto histórico, pode-se citar algumas das invenções que mais revolucionaram a humanidade.

A exemplo da roda, que para alguns ainda é a maior invenção tecnológica de todas, pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela funcionalidade que ela tem até hoje, influenciando os sistema de transporte, os instrumentos de tração e até os motores mecânicos.

A escrita, sem dúvida, é das criações humanas uma das mais importantes, pois sem ela o que se conhece por "mundo" hoje não existiria, já que as bases da nossa organizaçã0 social, cultura e religião são dependentes dessa forma de comunicação.

Indo bem a frente no tempo, até 1440 para ser mais exato, tem-se a invenção da imprensa pelo alemão Gutenberg. Antes dela, os livros eram artigo de luxo e só podiam ser possuídos por uma classe enriquecida e dententora do poder político e econômico. Desde então, os livros se difundiram pelo mundo de uma forma mais democrática e a leitura se tornou um fato mais comum e menos elitista.

A data de 1879 é muito significativa no curso da humanidade, porque naquele ano Thomas Edison inventava a primeira lâmpada economicamente viável, possibilitando assim que a luz elétrica se popularizasse e redefinisse padrões sociais, como o costume de não sair à noite devido à extrema escuridão.

Merece destaque também a invenção do primeiro avião, em 1906 por Santos Dumont, que da mesma forma que os navios criados há séculos diminuiu o tempo de viagem entre dois lugares. Adentramos aí no ainda recente século passado (XX) o qual nos trouxe grandes tecnologias facilitadoras da comunicação e interação com todo o mundo, a exemplo da televisão, do rádio, da internet e do celular, já citados anteriormente e fechando nosso ciclo de tecnologias revolucionárias. Daqui para frente ainda é difícil prever qual será o próximo passo que o homem dará rumo ao aprimoramento tecnológico, mas esperamos a resposta ansiosos.

2 comentários: