terça-feira, 13 de abril de 2010

A Folha Online e o webjornalismo

"Navegar" pelo site Folha Online sob a luz do texto "Características e implicações do jornalismo na Web" de Luciana Mielniczuk é um exercício interessante de análise sobre as principais características (segundo alguns estudiosos) do webjornalismo que esse portal virtual de informação apresenta. Algumas dessas caracterísicas estão mais visíveis, enquanto outras não tiveram a mesma atenção. Bem, vamos a elas, uma a uma:
  • Interatividade: nesse quesito, que consiste na maior 'participação' do leitor/usuário no processo da notícia, a Folha Online possui uma qualidade média de serviço, pois tem somente os serviços básicos (para as potencialidades atuais na net) de comunicação com o público: e-mail, fóruns de debate, seções de Fale Conosco e postagens de comentários, algumas enquetes, etc. Não é possível para o leitor, porém, interferir mais ativamente na produção das notícias, como é visto em outros sites no mundo.
  • Personalização: o site da Folha é segmentado em vários assuntos que o leitor pode escolher durante o ato da navegação e de acordo com suas preferências, a maneira de um jornal impresso. Dentro dessas divisões, o usuário pode encontrar produtos à venda relacionados àquele assunto. Por exemplo, na seção de esportes estão anúncios de camisas de times de futebol e livros esportivos.
  • Hipertextualidade: esse traço é bem marcante no site, como seria natural de se esperar. Seu emaranhado de notícias e manchetes são interligados por uma imensidaõ de links, que são bastante úteis, mas ás vezes chegam a atrapalhar pela sua grande quantidade.
  • Multimidialidade/Convergência: outro ponto a favor da Folha Online. Muitos textos são auxiliados ou completados por vídeos ou trechos em áudio de entrevistas, além do site ter vários podcasts. Certamente uma das vantagens do webjornalismo em relação as outras mídias.
  • Memória: o acervo de material de publicações anteriores do site é vasto e o sistema de busca bem funcional. Nesse quesito a Folha é bem completa.

Ademais, o site possui um home page um tanto confuso pela profusão de manchetes, textos, boxes e anúncios em um mesmo espaço, mas o bom conteúdo da Folha faz compensar a visita ao seu portal digital, certamente um dos mais importantes no webjornalismo do país.

3 comentários:

  1. Nossa quanta contextualização! O meu blog tá o ó!

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem!Digna de um verdadeiro jornalista!Tchau,brother!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei moço... parabéns!! ta perfeito o poste.

    Dessa vez não te mando sentar... hihiih..

    ResponderExcluir