O webjornalismo é a mais nova forma de expressão que as empresas jornalísticas, de todos os portes, encontraram para manter uma relação mais próxima e interativa com o cliente/usuário, a fim de perpetuar sua própria existência e importância nesses tempos integração e rapidez virtual.
Fruto do desenvolvimento da Web no início dos anos 90, o webjornalismo ou ciberjornalismo, na sua versão primitiva era apenas uma reprodução do jornal impresso para o computador, não permitindo ao leitor conectividade, de qualquer espécie, com a publicação ou o jornalista. Com o tempo, e na medida que a Internet foi se aperfeiçoando, novas estruturas foram agregadas a esse formato, iniciando um processo de interatividade, a exemplo do e-mail, fóruns de debates e links de outras notícias. Através desses, o leitor passou a ter um papel mais atuante na informação, discutindo sobre ela e compartilhando opiniões com o jornalista e outras pessoas. Chegamos então ao momento atual, no qual vivemos o esplendor da Internet e a consolidação do webjornalismo. Por interesses de empresas e editoras, que viram potencial econômico nessa vertente, esse desvinculou-se do jornal impresso e passou a ter conteúdo próprio, além de ter expandido ainda mais a interatividade com o leitor, que passou ser também um colaborador. O webjornalismo ganhou espaço entre as mídias e hoje é uma das mais importantes fontes de informação, incorporando também outros recursos, como o áudio e vídeo de alta qualidade.
Com o advento do jornalismo feito para a Web e pela maneira como ele revolucionou várias teorias, muitas questões foram levantadas, como a validade e a importância que as formas de jornalismo mais antigas (impresso, de TV , rádio, etc) ainda teriam diante dessa nova realidade e até a utilidade do jornalista, em um mundo no qual qualquer pessoa pode transmitir informações a outras em tempo real pela internet. O webjornalismo, no entanto, não irá sepultar as outras formas de comunicação nem descreditar o trabalho do jornalista. Tudo é uma questão de se adaptar aos novos meios de informação e criar formas diferentes de atrair o público.
nossa, legal seu texto!
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